domingo, 9 de novembro de 2014

... flaco, ojeroso, cansado...

Adooooorooo dicionário! Saber se é "vtd", "vti" ou "vi" me ajuda muuuuitoooo!!! Mas eu ainda prefiro aqueles de papel!, (de beiradinha "escura"!, sinal de muito manuseio ao longo dos anos!!!)

E quando me atrevi a explorar novos idiomas!, então?! Digo, NOVO idioma!, o espanhol de YSBLF!

O cheiro de mofo!, de coisa guardada há anos num canto, sem nunca ser nem tocada!... que boas lembranças me traz! (lembranças de muuuitaaasss coisas descobertas!!!)

Que luta! Mais do que aqueles pronomes todos emendados! e em ordem diversa da que estamos acostumados no Brasil!, o "ra" que é "ja"!, e o "ja" que é "lla"!

E... "embarazo", "contestar", "dichoso", "pareja"!... palavras que, pelo contexto, até me foram fáceis de entender o significado, bem como confirmar a sua grafia no dicionário!

Outras palavras, porém... como me foram difíceis de achar a grafia!!!! ("ayer"!, "cuello"!, "cobija"!, "mejilla"!), e, entre elas, a minha mais clássica de todas:

Armando [pedindo à Betty, antes do lançamento] "... no me "hunda"... !!!!

===============

E hoje, depois de tantas tentativas e tanta espera, finalmente alguém me respondeu e eu pude entender melhor uma frase de Calderón, numa de minhas... "214" cenas preferidas da novela: 

===============



Stream


"... flaco, ???, cansado, sin ilusiones..." (o que diz Mário aos 30:50 ??!!, plis!!!

Dafne Coila
"flaco, ojeroso, cansado y sin ilusiones"... eso dice :)
====================

Obrigada!, de verdade!, Dafne!
(para ver... clique ali em cima (no "30:50"),
ou diretamente aqui!)

====================

Ah!, "ojeroso" quer dizer... "con ojeras" (olheiras!), ou (conforme o "google translate"), "desfigurado" !!!




====================

E, sem querer abusar (porém já abusando!)...

... Qué dice Armando sobre Nicolás

hein?!, Dafni!!!



"Muelon" quer dizer que é uma pessoa com os dentes muito grandes (no sul do Colômbia falam asi)


Perfeito!, Dafne!, e... muito obrigada, meeessmooo pela sua atenção!!! (vou dormir muito feliz hoje, pois... acabo de aprender DUAS! palavras muuuitoooo difíceis!!!!)

====================

Nenhum comentário:

Postar um comentário